Essa semana, eu estava conversando com uma amiga, por Skype, e ela falou: “Thi, eu não sei como você consegue dar conta de tudo, você é muito produtiva”. Minha primeira reação foi responder que eu não sou nada produtiva, que eu procrastino muito, não consigo fazer tudo o que eu quero, tenho uma lista cheia de tarefas e nunca dou conta de nada. Mas antes que eu pudesse escrever tudo isso, minha amiga mesma listou e disse que eu tenho uma filha, cuido da casa, faço comida todo dia (porque ela sabe que eu gosto de cozinhar), tenho uma empresa, abri outra empresa, produzo um curso, produzo fisicamente as peças da Tuty e, além disso, atendo cliente, respondo e-mail, gero conteúdo para a empresa, ainda lanço um projeto novo por semana. A dúvida dela era: como eu consigo?
Enquanto eu lia tudo aquilo que ela escrevia, eu dava risada, afinal, eu mesma ia dizer a ela que eu não era nada produtiva, mas a verdade é que sou sim produtiva. Então, aproveitei e adicionei mais dois itens à lista da minha amiga: eu corro quase 10km três vezes na semana, e comecei a fazer academia para ajudar a fortalecer o joelho para a corrida. Ah, e ainda faço feira, mercado, toda semana, e acompanho vários seriados porque eu AMO séries!
Calma, não se desespere. Eu não sou melhor que você que me lê por fazer tantas coisas, eu apenas aprendi a criar o hábito da produtividade. Por isso mesmo, minha tarefa, hoje, é ajudar você a se tornar alguém muito produtivo também. Então, confira as coisas que eu faço para mim, que me ajudam nessa questão, e veja o que você pode incluir no seu dia a dia. Lá vai!
Tenha uma rotina matinal
Falar em rotina para quem começou a empreender agora é complicado. Eu sei disso porque quando me livrei da CLT e iniciei o meu negócio tudo o que eu NÃO queria era ter rotina, em horário nenhum. Era libertador fazer o que eu quisesse na hora que eu bem entendesse. Então, se você está vivendo esse momento, eu te entendo e acho que você tem mesmo é que aproveitar. Mas, em algum momento, sua necessidade de produção vai ser tão grande, que você vai precisar se dedicar, é nesse momento que você vai precisar ter uma rotina.
Estabelecer uma rotina matinal é uma dica que 10 entre 10 pessoas produtivas vão dar, exatamente porque funciona para todo mundo. No começo, a gente pode até duvidar que o trio acordar cedo + alimentar-se bem + praticar exercícios é um grande exagero, papo furado de quem quer mostrar que faz tudo direitinho e tem uma vida regrada. Mas eu te garanto: dá certo!
A minha rotina matinal é acordar, tomar um café da manhã saudável com a minha filha, arrumo as coisas dela para ir à escola e, três vezes na semana, eu saio para correr e, outras duas vezes na semana, eu vou à academia. Depois volto, tomo banho, coloco uma roupa confortável e vou para o escritório.
Aceite ajuda
Conheço muita gente que se sente sobrecarregada, que diz não ter tempo para nada, que não consegue fazer nada porque é sozinho e não tem ajuda, mas, quando alguém estende a mão, a pessoa nega o auxílio. Eu não sou esse tipo de pessoa, eu aceito ajuda, muita ajuda, para muitas coisas. Inclusive aceito dividir bem as tarefas.
Por exemplo, a rotina da minha filha é feita em grande parte pelo meu marido. É ele quem dá banho pela manhã, escova os dentes e troca ela para ir à escola. É ele quem passa pomada quando tem picada de inseto, quem dá o remédio quando ela precisa tomar e também é ele que a leva à escola. À tarde, eu busco a Alice e, ao chegar em casa ela me acompanha na produção da janta. Então, jantamos juntos, e em seguida é o marido quem brinca com ela. Depois é ele quem dá banho nela, escova os dentes e a coloca para dormir. Claro que há dias em que isso muda, que ele precisa trabalhar até mais tarde, e a exceção existe para isso. Porém, eu não tento bancar a super mãe porque não iria funcionar.
A questão é que eu aceito dividir tarefas, e aceito ajuda em todas as esferas da minha vida. Eu não tenho problema nenhum em pedir uma força extra para minha mãe quando estou sobrecarregada na Tuty, por exemplo. E faço isso sem culpa, porque eu acredito que se a pessoa se ofereceu é porque ela pode ajudar, afinal, eu só ofereço ajuda quando estou disposta e disponível.
Então, aceite ajuda e divida tarefas, pois isso vai te fazer ter muito mais tempo na agenda do que se você ficar tentando ser super o tempo todo.
Faça listas de atividades
Eu tenho lista de tudo: para ir ao mercado, à feira, tenho lista das minhas atividades do dia, do mês, dos posts que quero escrever. Eu tenho listas de TU-DO!
Para te ajudar na produtividade, ao final do dia, faça uma lista de tudo o que você tem que fazer no dia seguinte. E uma dica infalível, que foi dada pelo Chico Montenegro, do blog “Olhe Fora da Caixa”, é listar as três coisas mais importantes do seu dia. Ou seja, faça uma lista de tudo o que tem para fazer naquele dia e marque quais são as três mais importantes, aquelas que você não pode ir dormir sem ter concluído. No dia seguinte, comece por elas.
Tenha foco
Se você trabalha em casa e, no meio da tarde, você cruza com sua pia cheia de louça, por mais que isso te incomode, resista. Não pare para lavar a louça, porque esse é seu horário de trabalho. Ao mesmo tempo, se um e-mail de cliente chegou no seu celular às 23h, no meio da sua série preferida, não responda. Esse não é seu horário de trabalho. Respeitando esses momentos, você cria mais foco em cada uma das coisas que tem para fazer, nos seus diversos papeis.
Se você quer se aprofundar no tema da produtividade, vale muito à pena dar um pulo no blog Olhe Fora da Caixa, do Chico Montenegro. Ele tem vídeos incríveis sobre o assunto e um curso online focado no desenvolvimento de hábitos produtivos.
Fonte da imagem: Pexels