Recentemente, recebi o e-mail de uma leitora me perguntando como encontrar e escolher os melhores fornecedores e o que era mais importante levar em conta na hora de firmar essas parcerias. Bom, vamos lá!
Muitas pessoas definem “melhor” fornecedor como aquele que tem o menor preço, mas isso na maioria das vezes não é válido. Escolher o melhor fornecedor vai muito além do preço que ele te oferece no produto. Por exemplo, a confiabilidade e a segurança que o fornecedor passa é o ponto que tem de ser levado em consideração, em primeiro lugar. Na confiabilidade, inclusive, tem muitas questões envolvidas, como a certeza de que o fornecedor estará lá quando você precisar, assim como aquele que te ajuda a resolver o seu problema, que coloque a sua necessidade no memso patamar que a dele, que te passe segurança na comunicação, na qualidade do produto, que seja um fornecedor estável e que você possa realmente contar. Conclusão: segurança e confiança são os quesitos mais importantes.
Outro ponto importante para se levar em consideração é o prazo de entrega. Por exemplo, eu tenho um fornecedor que tem o melhor preço, mas ele leva meses para me entregar o produto. Às vezes, ele me atende, outras não porque eu preciso do produto com mais rapidez. O que eu peso na hora de fechar uma compra com ele: o preço imbatível + a qualidade que ele tem naquele produto, porém, como ele demora a entregar (inclusive porque não cumpre prazo, ou seja, nesse quesito não é confiável) eu só efetivo uma compra com ele se eu posso esperar por uma entrega mais demorada.
Qualidade também é um quesito essencial, porque o fornecedor pode ter o melhor preço, mas na hora que você recebe o produto percebe que comprou gato por lebre. Respeito ao próximo é outra coisa muito, muito valiosa na hora de escolher um fornecedor. E não digo respeito apenas aos clientes, mas à concorrência também. Se eu tenho um fornecedor e, ao entrar na página dele no Facebook, por exemplo, eu vejo ele falando mal da concorrência, então, ele me perde como cliente.
Sustentabilidade também é outra característica importante para fechar com um fornecedor. Nesse caso, no entanto, estou usando o termo no sentido de que aquele negócio é sustentável em todos os âmbitos. Às vezes, encontramos um fornecedor com produto de qualidade, bom preço e que cumpre prazo, mas que pode não estar presente no próximo mês, que não seja economicamente sustentável, que não paga bem seus funcionários, e isso pode acontecer porque alguns dos tripés dele está errado. Ele pode também ter o menor preço porque usa uma matéria prima de origem duvidosa e nào estar cumprindo com leia ambientais, e só por isso consegue ter um menor preço. Esse é um ponto que devemos estar muito atentos, sempre. Afinal, ninguém quer começar um negócio carregando nas constas um fornecedor irresponsável, não é?!
Negociação
Talvez você ache incomum o que vou dizer agora, mas eu acho importante o cliente pedir desconto. Sempre. Eu parto da premissa – inclusive para a minha vida – de que o não a gente já tem, então, temos que pedir sim, porque o pior que pode acontecer, em qualquer situação, é a gente continuar do jeito que está.
É legal a gente pensar que o nosso fornecedor tem uma margem para dar desconto. Na verdade, esse é o mundo ideal, porque assim vamos viver em um mundo de negociações bem sucedidas.
Uma boa negociação acontece quando os dois lados sentem que estão ganhando. Mesmo que você possa pagar um valor cheio, considere que o seu fornecedor tem uma margem para desconto. Por exemplo, se a margem que ele tem para te dar desconto é de 20% e ele dá 10%, então, ele está feliz porque ele deu menos do que ele poderia dar. Ao mesmo tempo, se você poderia pagar o valor cheio, mas pediu e conseguiu 10% de desconto, então, você também fica muito mais feliz porque está pagando menos. Conclusão: essa foi uma negociação bem-sucedida para ambas as partes.
Portanto, na hora de negociar – seja com fornecedor ou cliente – tenha sempre em mente que a ideia da negociação bem-sucedida é exatamente aquela que fica no caminho do meio, porque é boa para todo mundo.
Crédito da foto: Na Minha Lente Fotografia