Quem resolve criar uma loja virtual para vender seus produtos é constantemente atormentado pelo fantasma da venda. Afinal, a gente se dedica a produzir um produto bacana, fotografar, personalizar uma loja, cadastrar tudo lá, colocar um precinho muitas vezes baratinho para que as pessoas conheçam o nosso potencial, divulga o link no nosso Facebook e... NADA!
Na maioria das vezes, tem um monte de amigos lá comentando que o produto é lindo, dando o maior apoio moral, mas venda que é bom mesmo, não acontece. O que será que está acontecendo com a sua loja, que ainda não vendeu?
Listei abaixo alguns pontos importantes para a divulgação e lançamento da sua loja, e vale a pena ficar de olho neles, para avaliar se você está fazendo tudo direitinho. Seguindo todos os passos, as chances de as vendas começarem a acontecer e finalmente deslancharem são enormes!
- será que você está divulgando no lugar certo?
A nossa página do Facebook tem mesmo muitos amigos, a maioria gosta muito do que a gente faz, acham nossos produtos fofinhos e demonstram certo interesse. Mas será que esse é mesmo o público alvo do seu produto? Pode ser que você venda algo super específico, e que os amigos que mais vêm as suas postagens não sejam os mesmos que comprariam os seus produtos. Aí o que acontece é que você está gastando energia a toa, divulgando para as pessoas erradas. O ideal é você conhecer exatamente quem é o seu cliente, a quem esse produto realmente serve, a vida de quem ele muda, e com base nisso decidir os meios de divulgação. Pode ser que divulgar em grupos específicos do tema com o qual você atue seja muito mais assertivo do que ficar enchendo a sua página pessoal de posts da empresa.
- será que você investiu o suficiente em fotografia e na apresentação do produto?
Investir aqui não tem muito a ver com dinheiro, mas sim em investir seu tempo e seu conhecimento para fazer um trabalho que agregue valor ao produto. Isso significa que você não precisa ter uma máquina fotográfica de última geração, mas que é super interessante conhecer um pouco sobre iluminação e sobre o tratamento de imagens, para apresentar na sua loja uma foto nítida, clara, que retrate o produto de forma real. Tirar uma foto escura, com o celular, em cima do edredom é pedir para não vender, afinal aquela imagem não vai deixar claro para o seu possível cliente os detalhes, as cores ou o material usado na confecção da peça. Com os recursos que você tem, faça uma foto com luz natural, na sombra, com foco na peça a ser fotografada, e depois dá uma olhadinha no Google para buscar tutoriais sobre tratamento de imagens. Tem alguns truques super simples, como controlar a luminosidade, o realce e a saturação, que fazem a maior diferença, e podem ser feitos até mesmo no celular.
- será que você conseguiu explicar todo o potencial do seu produto no texto de descrição?
Fazer uma boa descrição do produto é primordial. O essencial é que você deixe claro exatamente o que o cliente vai receber, como medidas, cor, material usado e quantidade. Mas mais do que isso, ter uma descrição criativa e completa faz a maior diferença no resultado final. Experimente contar na página do produto o porque que o seu cliente precisa dele especificamente. Qual o problema do cliente que somente o seu produto pode resolver? Por que ele deve comprar o seu produto agora? O que o seu produto tem de tão mais legal do que as outras opções do mercado?
- será que você investiu o suficiente na personalização da sua loja?
Pode até parecer bobagem no começo, afinal, se você ainda não fez nenhuma venda provavelmente não tá sobrando grana para contratar alguém para fazer uma super loja para você, não é? Mas a verdade é que ter uma loja organizada, bonita e com a sua cara não precisa custar muito, e você pode fazer uma loja virtual bem charmosa, mesmo com a grana curta. Pesquise então opções de portais para hospedar a sua loja, veja quais personalizações oferecem e qual o custo x benefício de cada uma, escolhendo a que mais de encaixa com o seu perfil. A maioria tem uma personalização básica muito fácil de fazer, e com um investimento baixo você já vai ter uma loja organizada e funcional.
Agora que você já avaliou exatamente onde está pecando, que tal então traçar os próximos passos para melhorar a apresentação dos produtos e da loja, e começar agora mesmo a vender? Faça uma lista com os pontos que você estava errando e quais são as ações que você tem que tomar para começar a acertar.
Coloque em prática o quanto antes e veja o seu negócio finalmente render.
Tem alguma dúvida cabeluda? Uma pulguinha atrás da orelha que está dificultando as vendas? Conta pra mim aqui nos comentários, e prometo te ajudar!