Prefere esse conteúdo em vídeo? É só clicar aqui.
Hoje, julho de 2020, a Silhouette tem 4 modelos de máquina de corte sendo vendidas, mas só 3 delas sendo fabricadas. A Curio, a Portrait 2 e a Cameo 4 estão em linha e sendo fabricadas. Mas você também encontra ainda a Cameo 3, só que ela não é mais fabricada, e vem sendo substituída pela Cameo 4.
Aliás, pra já tirar a dúvida e pra quem veio aqui só pra saber qual é a minha opinião final, sim eu indico a Cameo 4, até mesmo pra quem tá começando. Ela é o equipamento mais novo e mais completo da Silhouette, que trabalha com a maior variedade de materiais e tem ainda potencial pra trazer muitas novas ferramentas pra gente.
É claro que se você tem aí uma máquina mais antiga parada, e quer aprender a usar, vai fundo! Não tem a menor necessidade de trocar por uma nova se a sua antiguinha tá funcionando. Agora se você já se organizou pra fazer esse upgrade, vamo lá que eu vou te ajudar a escolher a máquina nova.
E eu vou começar falando sobre a Curio. Vira e mexe alguém me escreve falando que tá comparando as máquinas e achou a Curio mais completa, e tá pensando em investir nela. Na verdade, a Curio tem um sistema de corte totalmente diferente das outras máquinas, com uma base rígida. Ela tem uma área de corte muito pequena, de metade de um A4. Essa área pode ser ampliada pra até o tamanho A4 com um acessório comprado a parte, a base extensora. Mas é importante lembrar que o tamanho máximo que ela vai cortar é esse, o A4 da base extensora. Ela não corta, por exemplo, rolo de vinil, rolo de transfer, papel A3, papel no tamanho padrão de scrap, de 30 por 30... O grande diferencial dela são as bases de nivelamento.
Enquanto as outras máquinas têm uma base de corte comum, a Curio ela vem com 5 bases. Elas vêm com numeração 1 ou 2, dependendo da espessura, e 3 delas servem só pra dar elevação ao trabalho. Isso porque a Curio faz trabalhos de marcação em materiais de até 5milímetros.
A Curio é indicada pra ser um complemento no seu trabalho. Então se você já tem uma máquina de corte e ela já atende as suas necessidades, a Curio pode ser interessante pra fazer outros tipos de trabalho, como desenhos em chapas de MDF ou marcação no papel, o famoso emboss. Mas é importante lembrar que ela só corta materiais com até 2 mm, e ainda assim com certa dificuldade. Ela desenha em materiais de até 5 mm, mas não corta eles.
Por ela funcionar diferente das outras, ter menos conteúdo na internet sobre ela, e não conseguir trabalhar com materiais em rolo, ela acaba não sendo a minha primeira opção. Como eu já disse, pra mim ela é uma máquina de complemento.
Aí a gente fica então com a Portrait 2, Cameo 3, e Cameo 4. A escolha entre elas vai depender de muitos fatores, e o primeiro deles é o seu orçamento. Se hoje, no orçamento só cabe a Portrait 2, então não tem nem o que discutir, ela é a melhor opção pra você. É importante lembrar que a grande limitação dela é quanto ao tamanho, já que a área de corte dela é mais ou menos do tamanho do A4. Tanto ela quanto a Cameo 3 cortam os mesmos tipos de materiais e fazem exatamente os mesmos trabalhos. As principais diferenças entre elas, além do preço, são a área de corte, que da Cameo é bem maior, podendo chegar a 30 por 60 centímetros com uma base vendida a parte; o tamanho delas mesmo, já que a Cameo ocupa bem mais espaço na mesa de trabalho; a tela touch screen, que a Cameo 3 tem e a Portrait 2 não. Ambas cortam materiais de no máximo 2 mm, e só materiais maleáveis.
Já a Cameo 4, chegou ao mercado com a possibilidade de cortar materiais mais espessos. Ela também tem a opção de usar novas ferramentas pra corte de outros materiais, com muito mais facilidade.
Pra você ter uma ideia da diferença, a força do corte da Cameo 3 é de aproximadamente 250 gramas. Já da Cameo 4 é de até 5 quilos. É muuuita diferença. E toda essa robustez é o que vai fazer a diferença no corte de materiais como papeis mais encorpados, e até mesmo madeira balsa, aquela madeira bem fininha pra artesanato, sabe?
Com a Cameo 4, dá pra usar também uma lâmina de corte rotativa pra cortar tecido e feltro com muita facilidade, e sem precisar tratar o tecido ou o feltro com termocolante antes. A Portrait2 e a Cameo 3 também cortam esses materiais, mas só se eles estiverem tratados, e sem tanta perfeição. A Cameo 4 é também até 3 vezes mais rápida em cortes retos, o que acaba compensando e muito a falta do botão para repetir trabalho, que ela não tem. Ela tem ainda uma lâmina exclusiva de corte de materiais de até 3 milímetros, e uma lâmina de perfuração para facilitar o trabalho de quem trabalha com corte de vinil e transfer.
Ela também tem a área de corte com base de 30 por 60 centímetros, e sem base de 30 ccm por 5 metros. Ela tem uma tela diferente, também sensível ao toque, mas muito mais simplificada, tem carrinho pra duas ferramentas, e faz a detecção automática da ferramenta que você tá usando, o que é uma super facilidade pra gente não errar a configuração no software. Também tem um suporte pra cortar materiais em rolo, já acoplado nela. Pra Cameo 3 esse era um acessório vendido a parte, e na Cameo 4 ele já é embutido, e funciona super bem. E, o grande diferencial dela é realmente a força do corte e o uso de ferramentas que te permitem cortar outros materiais além do papel com muita facilidade.
Então, se você quer fazer trabalhos diferenciados, e investir numa máquina que te possibilite cortar desde o papel mais simples, até materiais mais espessos e fibrosos, a Cameo 4 é com certeza o melhor investimento. Todas as 3 podem se conectar ao computador por Bluetooth, mas a Cameo 4 já vem com o Bluetooth de fábrica.
Então, agora você já tem todas as informações pra decidir qual a melhor máquina pra você. Se dinheiro e espaço realmente não for um problema, eu recomendo a Cameo 4 de olhos fechados, porque ela é a máquina mais nova e mais completa.
E seja qual for sua escolha, você pode usar meu cupom pra ter desconto na loja da Sil Brasi. É só acessar www.tuty.com.br/cupomsil pra pegar o seu!
E se ficou mais alguma dúvida sobre as máquinas deixa a dúvida aqui nos comentários que mais tarde eu venho responder.
Um beijo, tchau.