O mercado de lembrancinhas e de papelaria personalizada está em constante crescimento. De 2010 para cá, milhares de novas empresas surgiram no mercado, e muitas conseguiram ganhar destaque, principalmente por unirem o trabalho de qualidade à boa gestão do negócio.
Grande parte das pessoas que sonham em ingressar neste mercado vêm a possibilidade de trabalhar em casa, muitas vezes perto dos filhos, e com mais tempo para a família, como o grande propulsor. E se você é uma dessas pessoas, você está certa.
Trabalhar em casa nos permite estar mais próximas de quem amamos, evitando horas perdidas no trânsito das grandes cidades, além de nos oferecer mais controle e flexibilidade nos horários.
Isso não significa, nem de longe, trabalhar menos. Muito pelo contrário. Muitas vezes trabalhar em casa representa não ter horário para começar nem para parar, e trabalhar muitas horas mais do que seria com um emprego formal. Afinal, tudo tem dois lados, o ônus e o bônus.
Organize seus horários
Ter horários organizados para cada atividade é um dos principais pontos para conseguir manter uma rotina produtiva. Estabeleça quantas e quais horas você consegue se dedicar ao negócio por dia, e nessas horas, dedique-se exclusivamente a ele. Mesmo que sejam poucas horas por dia, aquelas 4 em que as crianças estão na escola, o mais importante é você ser produtiva nessas horas.
Nada de passar pela pia da cozinha e resolver lavar aquela loucinha e colocar "rapidinho" uma roupa para bater na máquina de lavar. Essas atividades tiram o seu foco e comem o seu tempo.
Caso você tenha que, em poucas horas, dar conta da casa e da empresa, o ideal é que você divida esse tempo para as duas tarefas. Por exemplo: se você só tem 6 horas livres por dia, use 2 para cuidar da casa e as outras 4 para a empresa. Durante as duas primeiras mantenha o foco na casa, e faça tudo o que puder nessas horas. Se nào der tempo de concluir alguma coisa, deixe para o dia seguinte. Seja fiel às horas que deve dedicar ao seu negócio.
Combine com a família
No começo é difícil a família entender que estamos trabalhando, eu sei. É um tal de pedir para você acompanhar a vó no médico ou ir resolver algo no banco. Aqui o importante é que você se posicione e explique às pessoas que por mais que esteja em casa, você está sim trabalhando, e que tem compromisso assumidos com os seus clientes.
Pode levar algum tempo, mas se você for firme e respeitar a sua própria decisão, a família também respeitará. Agora se você mesma não for firme e viver quebrando a rotina, ninguém entenderá a necessidade de te respeitar também.
Tenha um sweet-home-office
É muito importante ter um espaço na casa dedicado ao seu negócio. Caso você não tenha um cômodo sobrando, pode ser somente um espaço com uma mesa e um armário, mas é importante que ele seja exclusivo para trabalho. Além de garantir a organização e a facilidade de guardar e encontrar os seus materiais, esse espaço tem o poder de dizer ao seu cérebro que quando você está ali é hora de trabalhar. Essa simples ação de ter um lugar especial para o trabalho pode garantir que você consiga manter o foco por muito mais tempo, pois você sabe, inconscientemente, que quando está ali é realmente para colocar a mão na massa.
Por fim, o que posso dizer, é que trabalhar em casa é muito bom. Temos ao nosso redor tudo o que amamos, estamos no lugar em que geralmente nos sentimos mais confortáveis, e poupamos muito tempo com deslocamento, ganhando horas importantes no nosso dia. Mas realmente é preciso muita dedicação e organização para que tudo funcione bem. No Programa Tuty para Profissionais temos um módulo dedicado à gestão e à produtividade, para que você conheça não só os coneceitos, mas muitas técnicas que te permitem aproveitar o tempo disponível da mellhor maneira.
Se você tem alguma outra dica para acrescentar para quem quer trabalhar em casa, ou fucou com alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo que vou adorar te ajudar.